O professor, em sua essência, é aquele que é reconhecido
como tal pelos seus atos. Pela sua prática. Não tenho dúvida que este é o
primeiro ensinamento do Mestre Jesus: ensinar não é o ato de falar, mas o ato
de agir.
Jesus era chamado de Mestre tanto por seus amigos, como por
seus inimigos. Pelos seus íntimos e por seus estranhos. Veremos a seguir,
inspirados pelo livro: A Pedagogia de Jesus, da Ir. Mary Donzellini (Editora Paulus), que Jesus recebeu o título de
Mestre por várias pessoas, de várias castas sociais.
Nos basearemos no Novo Testamento.
Mateus (9,11): Vendo
isso, os fariseus diziam aos discípulos dele: “Por que o vosso Mestre come com
publicanos e pecadores?”
Mais adiante, em outro texto, estarei colocando com mais
detalhes o que significa um fariseu se referir a Jesus como Mestre. Porém neste
momento podemos dizer que nesta passagem do Evangelho Mateus está ressaltando
que Jesus convive com pecadores! Por quê? Por que, em seu papel de Mestre Jesus
sempre irá nos mostrar que veio para quem precisa!
Marcos (5,35): Estava
ele ainda a falar, quando chegaram da casa do chefe da sinagoga e disseram:
“Tua filha morreu. Por que incomodar ainda o Mestre?”
Sinagoga: “(do grego: Sunagoguê, assembleia, congregação) – Só um templo existia na
Judeia: o de Salomão, sito em Jerusalém, (...). As demais cidades não tinham
templos, mas sinagogas, edifícios em que os judeus se reuniam aos sábados, para
fazerem suas preces públicas sob a direção dos Anciãos, dos Escribas e dos
Doutores da Lei. Ali se faziam também leituras dos livros sagrados, seguidas de
comentários e explicações. Cada um podia participar, e foi por isso que Jesus,
sem ser sacerdote, ensinava nas sinagogas aos sábados. Depois da ruína de
Jerusalém e da dispersão dos Judeus, as sinagogas, nas cidades em que passaram
a residir, servem-lhes de templo para a celebração do culto.” (Evangelho
Segundo o Espiritismo)
Marcos (9,17):
“Respondeu-lhe um da turba: “Mestre, eu trouxe o meu filho que está possesso de
um espírito mudo”.
Neste trecho quem fala é um popular que tem seu filho possesso.
Marcos (10,17): Tendo
saído em caminho, correu-lhe ao encontro alguém que, prostrado de joelhos em
sua presença, suplicava-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançar a vida
eterna?”
Neste trecho quem fala é um homem de posses. É uma pessoa
rica, da sociedade da época.
Marcos (10,20): E
aquele [respondendo] lhe disse: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a
minha juventude.”
Novamente o homem rico dirige-se a Jesus como Mestre.
Marcos (13,1):
Enquanto saíam do Templo, disse-lhe um de seus discípulos: “Mestre olha que
pedras e que construções.”
Nada mais óbvio que seus discípulos tratarem-no por Mestre.
As próximas três citações, de Lucas, são os discípulos tratando com Jesus:
Lucas (5,5):
Respondeu-lhe Simão: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não apanhamos nada.
Porém, com a tua palavra lançarei a rede.”
Lucas (8,24):
Aproximando-se então, o despertaram dizendo: “Mestre! ó Mestre! estamos
perdidos!” Ele então, despertando-se, repreendeu o vento e a tempestade, que se
aplacaram; e se fez a bonança.
Lucas (9,33): Quando
estes iam-se afastando de Jesus, disse-lhe Pedro: “Mestre, é bom estarmos aqui!
Façamos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!” Nem
sabia o que estava dizendo.
Caminhando mais um pouco em nossas citações:
João (1,38)
voltando-se Jesus e vendo-os a segui-lo, disse-lhes: “O que procurais?”
Responderam-lhe: “Rabi (que traduzido significa: Mestre), onde moras?”
Quem responde a Jesus são dois discípulos de João, o
profeta. João já era considerado um Mestre pelos seus discípulos; os mesmos
elevam Jesus ao mesmo nível de seu mestre.
João (1,49):
Respondeu-lhe Natanael e lhe disse: ”Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei
de Israel!”
Natanael era um homem descrente em Jesus, pois em um trecho
anterior (João, 1, 46) do mesmo Evangelho, ele afirma: Disse-lhe Natanael: “De Nazaré pode sair alguma coisa de bom?”
João (3,2) Foi ter com
Jesus à noite e disse-lhe “Rabi, nós sabemos que vieste como mestre da parte de
Deus, porque ninguém pode fazer estes prodígios que tu fazes, sem que Deus
esteja com ele.”
Quem coloca esta fala é Nicodemos, que é um homem da alta
sociedade: “um dos chefes entre os judeus.” (João 3, 1)
João (11,28): Tendo
assim falado, foi chamar sua irmã Maria dizendo-lhe ao ouvido: “O Mestre está
aqui, e te chama.”
Esta passagem eu considero uma das mais lindas do Evangelho.
Quem fala é Marta, irmã de Maria e irmã de Lázaro, que Jesus irá ressuscitar.
Encerro este texto com as próprias palavras de Jesus.
João (13,13): “Vós me
chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou realmente.”
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