Minha paixão
pela sala de aula
Os textos que irei
postar aqui, a partir deste, serão simples e objetivos, pois não temos muito
tempo a perder.
Eu não sei você, mas
dou aula por que gosto. Gosto de matemática (acho bonito), gosto dos alunos,
eles me renovam, com eles aprendo o que o jovem está pensando, como a garotado
está agindo, o que eles estão fazendo, no que estão pensando, como estão
vivendo a vida. Isto me mantém mentalmente jovem. Me mantém com a expectativa
de vida em alta: quero sempre saber mais.
Olho para meu aluno e
penso no que ele quer de mim. Tem tanta coisa acontecendo fora da sala de aula.
A competição é acirrada e estou sempre em desvantagem. O
que será que eu preciso oferecer a ele para que minha aula fique interessante?
Sempre me pergunto: se eu estivesse sentado ali, estaria gostando do que estou
ouvindo? Nem Ele agradou a todos. Pregaram-no na cruz. Eu não posso agradar a
todos, mas vou fazer por onde agradar ao maior número possível de alunos.
Quero que meus alunos
gostem de mim pelo que sou e pelo que eu faço. Ou quero que meus alunos gostem
de mim pelo que eu faço e pelo que sou. Não importa a ordem. Quero que gostem de mim, pois é com
eles que convivo todos os dias. Aliais convivo mais com eles que com minha
família.
Tenho um plano claro de
trabalho: ser espontâneo e natural. Descubra o seu plano de trabalho. Crie suas
estratégias. Não deixe um dia vir atrás do outro. Apague Zeca Pagodinho: deixa
vida me levar, vida leva eu. Esteja no controle de sua sala de aula.
Tenha em mente que a
sala de aula é seu palco. É você que controla o espetáculo. Faça com que seu
aluno acredite em você. Que ele acredite que o que você está dizendo é
realmente importante.
Faça com que ele queira
o que você tem a oferecer. Se ele não quiser pelo conteúdo em si, que ele
queira pelo que você representa. Seja sincero. Você tem que acreditar antes
dele no que você faz.
A sua aula, acredite, é
a melhor do mundo. Se não é, faça por onde ser. Se você não gostar de sua aula
quem vai gostar?
Quando estou muito
cansado, os alunos me perguntam fora da sala: professor está desanimado? E eu
respondo: aguarde até eu entrar na sala.
Lembre-se:
Descubra o que seu aluno quer.
Estabeleça um plano de ação para desenvolver seu
produto, sua aula.
Faça com que seus alunos queiram, sintam necessidade,
de ter seu produto.
Acredite no seu trabalho, na sua aula. Não espere
elogios ...
Minha aula é a melhor do mundo, faço-a com BRILHO
nos olhos.
Você também pode
receber nosso texto sobre BOA AULA!.
Caso tenha interesse, envie-nos email solicitando o mesmo. Nosso email: eduardosouzajr@yahoo.com.br.
No assunto coloque: Quero o texto sobre
BOA AULA!.
Estamos
também disponível para palestra e cursos de treinamento sobre o assunto:
0xx82-8112-1405 ou 0xx82-9613-3769.
Nenhum comentário:
Postar um comentário