quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Minha paixão pela sala de aula

Minha paixão pela sala de aula

Os textos que irei postar aqui, a partir deste, serão simples e objetivos, pois não temos muito tempo a perder.
Eu não sei você, mas dou aula por que gosto. Gosto de matemática (acho bonito), gosto dos alunos, eles me renovam, com eles aprendo o que o jovem está pensando, como a garotado está agindo, o que eles estão fazendo, no que estão pensando, como estão vivendo a vida. Isto me mantém mentalmente jovem. Me mantém com a expectativa de vida em alta: quero sempre saber mais.
Olho para meu aluno e penso no que ele quer de mim. Tem tanta coisa acontecendo fora da sala de aula. A competição é acirrada e estou sempre em desvantagem. O que será que eu preciso oferecer a ele para que minha aula fique interessante? Sempre me pergunto: se eu estivesse sentado ali, estaria gostando do que estou ouvindo? Nem Ele agradou a todos. Pregaram-no na cruz. Eu não posso agradar a todos, mas vou fazer por onde agradar ao maior número possível de alunos.
Quero que meus alunos gostem de mim pelo que sou e pelo que eu faço. Ou quero que meus alunos gostem de mim pelo que eu faço e pelo que sou. Não importa a ordem. Quero que gostem de mim, pois é com eles que convivo todos os dias. Aliais convivo mais com eles que com minha família.
Tenho um plano claro de trabalho: ser espontâneo e natural. Descubra o seu plano de trabalho. Crie suas estratégias. Não deixe um dia vir atrás do outro. Apague Zeca Pagodinho: deixa vida me levar, vida leva eu. Esteja no controle de sua sala de aula.
Tenha em mente que a sala de aula é seu palco. É você que controla o espetáculo. Faça com que seu aluno acredite em você. Que ele acredite que o que você está dizendo é realmente importante.
Faça com que ele queira o que você tem a oferecer. Se ele não quiser pelo conteúdo em si, que ele queira pelo que você representa. Seja sincero. Você tem que acreditar antes dele no que você faz.
A sua aula, acredite, é a melhor do mundo. Se não é, faça por onde ser. Se você não gostar de sua aula quem vai gostar?
Quando estou muito cansado, os alunos me perguntam fora da sala: professor está desanimado? E eu respondo: aguarde até eu entrar na sala.
Eu, literalmente me transformo. Vem uma carga de energia que sai não sei de onde. Me transformo. Se o estudante, a criatura, já vem pronto para me derrubar, para me testar, não lhe darei este gostinho, pois Acredito no que faço. Sou professor, “não trabalho” em outra atividade. Amo a sala de aula. E digo mais, minha disciplina é a melhor, a mais importante, é a que exige maior dedicação, é a mais bonita, é a mais gostosa, é a mais mais.

Lembre-se:
Descubra o que seu aluno quer.
Estabeleça um plano de ação para desenvolver seu produto, sua aula.
Faça com que seus alunos queiram, sintam necessidade, de ter seu produto.
Acredite no seu trabalho, na sua aula. Não espere elogios ...
Minha aula é a melhor do mundo, faço-a com BRILHO nos olhos.


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