Existem
também os estudos que podemos entender como mais filosóficos, que tentam
discutir questões além da esfera da sala de aula.
Delors (1999), em seu
conhecido Relatório para a Unesco, aponta que para enfrentar os desafios do
próximo século e para dar resposta ao conjuntos das suas missões, a educação
deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a
conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A
contribuição dos professores é fundamental e decisiva, cabendo-lhes a
responsabilidade de formar o caráter e o espírito das novas gerações. Para
isso, deverão desenvolver qualidades de ordem ética, intelectual e afetiva para
cultivar nos seus alunos essas qualidades. Nessa mesma linha, Morin (2000) faz uma
reflexão sobre os sete saberes "fundamentais" que a educação do
futuro deveria tratar em toda a sociedade. Em um desses saberes - a ética do
gênero humano - A ética deve formar-se nas mentes com base na consciência de
que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie
e todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o
desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações
comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana. Reflete sobre as
dúvidas e interrogações do nosso tempo e a necessidade de que se eduque através
de uma nova ética, que se ensine a ser, a viver, a dividir, a comunicar. Moran et al. (2000) aborda a
necessidade de uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje e os
desafios de ensinar e educar com qualidade numa sociedade globalizada e com
forte influência dos meios de comunicação e dos recursos da informática.
Podemos
colocar como forma de conclusão as palavras da própria Libna:
Entretanto, cumpre
destacar que, a despeito dos avanços teóricos na compreensão de uma nova
educação escolar e de um novo perfil de professor, há, ainda, uma imensa
distância entre o conhecimento produzido e a prática concreta da maioria dos
professores, bem como é bastante precária a assimilação de novas concepções de
saberes emergentes em face da nova realidade da sociedade em transformação. O
mesmo se pode afirmar quanto à incorporação desses estudos e análises nos
cursos de formação inicial de professores.
The End
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sobre o assunto deixamos ao final as referencias bibliográficas da autora.
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BIBLIOGRAFIA
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MORIN, Edgar . Os Sete Saberes
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