quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O que é ser professor nos dias atuais? (Parte Final)



Existem também os estudos que podemos entender como mais filosóficos, que tentam discutir questões além da esfera da sala de aula.
            Delors (1999), em seu conhecido Relatório para a Unesco, aponta que para enfrentar os desafios do próximo século e para dar resposta ao conjuntos das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A contribuição dos professores é fundamental e decisiva, cabendo-lhes a responsabilidade de formar o caráter e o espírito das novas gerações. Para isso, deverão desenvolver qualidades de ordem ética, intelectual e afetiva para cultivar nos seus alunos essas qualidades. Nessa mesma linha, Morin (2000) faz uma reflexão sobre os sete saberes "fundamentais" que a educação do futuro deveria tratar em toda a sociedade. Em um desses saberes - a ética do gênero humano - A ética deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie e todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana. Reflete sobre as dúvidas e interrogações do nosso tempo e a necessidade de que se eduque através de uma nova ética, que se ensine a ser, a viver, a dividir, a comunicar. Moran et al. (2000) aborda a necessidade de uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje e os desafios de ensinar e educar com qualidade numa sociedade globalizada e com forte influência dos meios de comunicação e dos recursos da informática.
Podemos colocar como forma de conclusão as palavras da própria Libna:
            Entretanto, cumpre destacar que, a despeito dos avanços teóricos na compreensão de uma nova educação escolar e de um novo perfil de professor, há, ainda, uma imensa distância entre o conhecimento produzido e a prática concreta da maioria dos professores, bem como é bastante precária a assimilação de novas concepções de saberes emergentes em face da nova realidade da sociedade em transformação. O mesmo se pode afirmar quanto à incorporação desses estudos e análises nos cursos de formação inicial de professores.
The End



Caso queira ler mais sobre o assunto deixamos ao final as referencias bibliográficas da autora.
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BIBLIOGRAFIA
CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
CANÁRIO, Rui. O Professor Entre a Reforma e a Inovação. In: BICUDO, Maria Aparecida V., SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da (orgs.) Formação do Educador: Organização da Escola e do Trabalho Pedagógico. São Paulo: Unesp, 1999 (Seminários e Debates, v. 3).
CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e Sua Prática. Campinas: Papirus, l989.
DELORS, Jacques. Educação. Um Tesouro a Descobrir, Relatório Para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação Para o Século XXI. São Paulo: Cortez: Brasília: MEC: UNESCO, 1999.
GAUTHIER, Clermont (et al). Por Uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas Sobre o Saber Docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
LARANJEIRA, Maria Inês, ABREU, Ana Rosa et al. Referências para a Formação de Professores. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani e SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da (orgs.) FORMAÇÃO DO EDUCADOR E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA. São Paulo: UNESP, 1999 (v 2).
MASETTO, Marcos (org). Docência na Universidade. Campinas, S.P.: Papirus,1998.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas. In: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., Behrens, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Campinas: Papirus, 2000.
MORIN, Edgar . Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NÓVOA, Antonio (coord). Os Professores e sua Formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote Ltda, 1995.
PIMENTEL, Maria da Glória. O Professor em Construção. Campinas, SP: Papirus, 1996.
TARDIF, Maurice. Elementos Para Uma Epistemologia da Prática Profissional dos Professores e Suas Consequências em Relação à Formação Para o Magistério, mimeo: 1999.
VASCONCELOS, Maria Lúcia M.Carvalho –A Formação dos professores do 3º Grau- S.P: Pioneira, 1996.



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