terça-feira, 11 de março de 2014

HISTÓRIAS DE SALA - Interdisciplinaridade


Muitos dizem que é complicado relacionar a matemática com outras disciplinas além da física e da química. Concordo.
Acredito que a dificuldade vem do fato de que nós professores de Matemática aprendemos na escola, e na faculdade durante a graduação, que o importante é “resolver exercícios”.
Penso que o ensino da Matemática vai além de listas de exercícios de fixação, como era no livro que meus professores adotaram no ensino básico. Não me lembro o nome do livro, mas lembro o nome dos autores: Castrucci e Giovanne.
Aprendi muito de matemática neste livro, sua estrutura era: teoria, exercícios para serem resolvidos em sala, exercícios de aprendizagem e exercícios de fixação.
Hoje brincamos que os “exercícios de fixação” eram para fixar o aluno na cadeira ...
Quando professor do Ensino Médio no colégio Madre Cecília em Campinas/SP utilizávamos apostila. Aquelas tipo preparatórias para cursinhos. Lembro que a prof. de química (minha amiga Dora) e a de biologia (querida Heloísa) diziam que deveríamos trabalhar com livro didático, pois assim teríamos mais liberdade para desenvolver o conteúdo. Concordo.
Mas eu acreditava, e ainda acredito, que a apostila não engessava se o prof. não deixasse. Vejamos um exemplo: um dos principais assuntos do Ensino Médio dentro do atual currículo de matemática, é o estudo das FUNÇÕES.
Para você que não lembra é aquele “negócio” de f(x). É aquela história de função do 1º grau que o gráfico é uma reta. É a tal da função do segundo grau, que precisa calcular Bháskara (delta).
Sempre acreditei que o principal na aprendizagem da matemática são as idéias. Os conceitos. Por isso é que ao ensinar função eu começava explicando aos alunos que função é algo que relaciona duas grandezas quaisquer:
1 – quanto mais eu trabalho, maior é o meu salário – ou pelo menos deveria ser.
2 – quanto mais eu estudo, maior é minha nota.
3 – quanto mais eu beijo a minha namorada, mais apaixonado eu fico.
E assim sucessivamente. Após dar vários exemplos, sem falar em números, sem falar em matemática, pedia aos garotos que escrevessem uma história que apresentasse a ideia de função, ou seja, eles deveriam contar uma história onde se verificasse a Lei de Newton: a cada ação temos uma reação.
Saíram anedotas maravilhosas, porém eu perdi todas quando mudei de Campinas para Maceió em 2008. Uma pena.
Mas a intenção era utilizar a matemática como pretexto para a produção de um texto, sem abandonar o conceito matemático ali envolvido.
Depois que eles me entregavam o texto eu lia-os, todos e fazia os comentários pertinentes a ideia de função, ressaltando sempre em que parte do texto do aluno tínhamos o conceito matemático. Aproveitava também para enaltecer as melhores ideias, sem identificar o autor da mesma.

Pronto, montado o cenário para explicar que função é uma relação onde ...

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