segunda-feira, 9 de junho de 2014

A importância de um sorriso - parte II

No relacionamento com seus amigos professores acontece a mesma coisa. Talvez a diferença seja que existe sempre um que fala demais para poder se mostrar aos chefes.

Como lidar com este tipo. É simples. De corda que ele se enforca sozinho. Este tipo de gente sempre cai em contradição por falar demais. É neste momento que você decide seu caminho.

Tem pretensões de subir dentro da escola – coordenação, cargo administrativo, etc – é o momento de deixar a pessoa se enforcar, pois você vai lembrar o que ela disse em outro momento e negar sua fala atual em “alto e bom som”.

Se quiser ficar como docente, e não tem pretensões diferentes, deixe que cada um siga seu caminho.

Vamos partir do princípio de que você almeja mais do que ser mais um docente da instituição. Que você quer ser reconhecido como profissional dentro e fora da sala de aula.

Neste caso a sala de aula é por sua conta, mas voltaremos a falar dela em breve.

Além do dia a dia você deve buscar destaque também em reuniões.

Normalmente numa reunião, temos três possibilidades:

a) a reunião é para preencher calendário: neste caso traga uma proposta diferente para sua disciplina. Lembre-se de que seus pares, em grande maioria, não querem abandonar a zona de conforto. Se você trouxer uma proposta que envolva outros docentes, tenha muito cuidado em envolver quem você sabe que vai topar desenvolver o trabalho junto com você. Preferencialmente tenha conversado antes sobre sua ideia.

b) a reunião é para planejamento de futuro: ouça, pense e proponha. Seja objetivo em sua proposta. Identifique qual a real intenção do líder da reunião e caminhe com ele. Quando um coordenador ou diretor traz uma proposta ao grupo, ele já sabe o que quer. Na verdade ele espera que o grupo compactue com ele na decisão. Seja o primeiro, mas sem ser bajulador. Uma frase muito legal é: concordo com você porém acho que neste determinado ponto podemos...

c) a reunião é para apresentar um determinado problema de grandes proporções: se o problema já vier com a solução, escute atentamente e, se for o caso, pergunte o porquê desta solução, mostre interesse na solução e não no problema. E jamais questione abertamente, em público a solução. Mas é extremamente saudável sugerir outro caminho em um momento particular. Apresente sempre soluções. Elas serão refutadas, pois a liderança já tem a solução final, mas você se destaca em meio à multidão como alguém preocupado em contribuir.

E o mais importante, do porteiro ao diretor, sempre de um bom dia com um sorriso no rosto. Mesmo que as pessoas sejam inacessíveis e indiferentes a você. Não importa. O que importa é que lembrarão de você como uma pessoa que está sempre de alto astral, que nunca tem problemas. Você gosta de conviver com pessoas negativas? Então não seja negativo ....

Lembre-se
Ouvir para depois agir.
Ouvir para depois falar.
Compartilhar opiniões, mas fechar as discussões sempre com uma proposta de solução.
Tratar todos com a mesma importância independente do campo de atuação.

Você também pode receber nosso texto sobre Como influenciar pessoas!. Caso tenha interesse, envie-nos email solicitando o mesmo. Nosso email: eduardosouzajr@yahoo.com.br. No assunto coloque: Quero o texto sobre Como influenciar pessoas!.

Estamos também disponível para palestra e cursos de treinamento sobre o assunto: 0xx82-8112-1405 ou 0xx82-9613-3769.

Nenhum comentário:

Postar um comentário